domingo, 30 de janeiro de 2011

Verdadeiros Amigos de Deus


“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida por seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.”
São João 15, 12…
Olá Amados e Amadas do Senhor!
Que o Espírito Santo do Senhor vos Santifique nesta Semana!
Hoje partilharemos um pouco mais desta Palavra da qual comecei usando na semana passada. Palavra que nos ensina da forma mais concreta e desafiante a sermos verdadeiros Amigos de Deus.
Semana passada, encontramo-nos com a frase: “Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida por seus amigos.”
Hoje, veremos os seguintes pontos:
1º Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando –
Seremos Amigos de Jesus se obedecermos a tudo o que Ele nos mandou. Por conseqüência, se o fizermos, estaremos sendo também Amigos de Deus. O que temos por primeiro aqui é o verbo “Fazer” ou o “Obedecer”.
Este fazer ou obedecer a Jesus, nos convida á Fidelidade diante da luta constante e diária a que temos para com nossa pertença a Deus. Em outras palavras, nossa caminhada de Santidade. Obedecer aos mandamentos do Senhor, assim Ele nos ensinou. Um ponto importante: Para se ter reta obediência, faz-se necessário haver a disposição para tal. Para se ter a disposição para obedecer a tudo o que o Senhor nos deixou como via de Santidade, é preciso – como já temos visto sobre a Amizade – a procura por conhecê-lo. E após o primeiro contato, é imprescindível deixar o Senhor fixar os olhos em teu Coração. Em outras palavras, ter sua experiência pessoal com o Senhor.
O caminho da Obediência não se começa sem que antes se tenha tido este encontro com o Senhor. Encontro como o de Maria Madalena, cuja palavra relata que o Senhor olhou firme em seus olhos e adentrou fundo em seu Coração, trazendo-a sua infinita misericórdia. Encontro também como o do cego Bartimeu que, mesmo sem ver a Jesus com seus olhos humanos, enxergou o Senhor com os olhos do Coração. Acreditou no testemunho dos outros a seu respeito e clamou firme pela Piedade. Ele (o Cego) que reconheceu o Senhorio do Senhor ao proclamá-lo como filho do grande Rei e Ungido do Senhor Deus, Davi.
Vejamos que o texto não relata pessoas que já tivessem anos de amizade com Jesus, mas fala de pessoas que de alguma forma, abriram-se por inteiro a Jesus. Revelaram-se ao Senhor. Não tiveram medo de expor seu mais íntimo Ser, seu Coração. Pessoas que tiveram seu encontro pessoal com o Senhor e que por isso alcançaram a Salvação Eterna.
Este é o primeiro ponto do qual partilho convosco nesta semana. Veremos ainda estes dois outros pontos nesta mesma linha, mesma palavra. São eles:
2º Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai – &
3º Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei.
Nas duas próximas semanas, nos encontraremos com estas direções. Até lá.
Deus os Abençoe e vos guarde por meio de seu Santo Espírito!
Um grande e fraterno abraço