quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O CRENTE ÁGUIA



As águias vivem, em média, 70 anos. No entanto, quando se aproximam dos 40 anos, o seu bico (ponto que usam para caçar), envelhece, começando a curvar-se. Suas garras, usadas para segurar as presas, também gastas, começam a envergar-se. As asas, formadas por penas velhas, começam a se entortar e a ave já não consegue mais voar tão alto como fazia na juventude. A fome e o cansaço chegam e, então, surgem duas opções: renovar-se ou entregar-se e morrer.

Por instinto de sobrevivência, ela procura se renovar. A primeira coisa que faz é subir no lugar mais alto possível para proteger-se. Então, começa a bater com o bico torto nas rochas, até arrancá-lo, para que nasça um novo no lugar. A águia também arranha as pedras na intenção de arrancar as garras velhas, para que nasçam novas. Numa tentativa desesperada, bate com as asas contra os penhascos para arrancar as velhas penas a fim de que venham crescer novas, porque, se não fizer isso, vai morrer de fome ou se tornar presa de outros animais.

Após um ano de sacrifícios, em média, a águia vê seu bico pontudo novamente, suas garras fortes e asas como novas penas. Então, voa bem alto, o vôo da vitória, porque conseguiu renovar-se e assim continuar vivendo.

Assim também acontece com o homem, que precisa se renovar no coração e no espírito para continuar vivendo.
“... os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” (Isaías 40.31).

Chega um momento na vida em que a pessoa fica com o coração cheio de tristezas, amarguras, mágoas e começa a falar negativamente sobre tudo e culpar todos por suas derrotas. Com o espírito pessimista e desanimado murmura e reclama, pois vê os problemas financeiros, de saúde, familiar, e verifica que não está mais conseguindo alcançar os seus objetivos, não tem forças para lutar e dar, como antes, “o vôo da águia” para resolver tudo.

Nesse caso, só existem duas opções, assim como as águias: ou renovar-se no coração e no espírito ou entregar-se ao desânimo e morrer. A palavra de Deus nos diz: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12.2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário